quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ficar grávida é chato...

Taí uma verdade que ninguém admite: ficar grávida é chato. MUITO chato. Sei que muitas pessoas se espantam e há até uma certa rejeição quando se fala isso. "Credo! Se você rejeita a gravidez você rejeita a criança! Como pode?? É um momento mágico..." e blábláblá whiskas sachê. Hunf! Balela. É chato SIM! Por quê? 

Primeiro: o choque inicial. A menos que vocês estejam tentando há tempos, uma gravidez SEMPRE vai pegar de surpresa. Dane-se que já está sentindo os enjôos matinais, as tonturas e as dores estomacais. O primeiro choque é quando o exame comprova o que a menstruação atrasada já avisava. DAÍ é contar pra todo mundo - outra encheção. Porque vai ter sempre alguém metendo a mão na tua barriga que ainda não apareceu dizendo que já tinha percebido que você JÁ está gorda. E os enjôos... ah, os enjôos...! A mágica de acordar de ressaca durante pelo menos três meses...! Fora que qualquer coisa que caia no estômago tem a grande possibilidade de ser vista saindo - ou seja, sente o mesmo gosto duas vezes: na ida e na volta. Pelo menos essa parte eu não tive - sem enjôos! Yey!

Daí a barriga começa a crescer. E as pessoas perguntam de quanto tempo você está grávida."JÁ VIU O SEXO DO BEBÊ?" Não, ainda não deu. "COMO ASSIM???" É como se fosse o maior pecado você ainda  não saber se o feto é do sexo feminino ou masculino. Pior quando dizem que não querem saber "pra fazer surpresa". Aí é declarada a Terceira Guerra Mundial, a volta de Hitler, o apocalipse zumbi e um show de funk tudo no Itaquerão com a torcida do curíntcha berrando nas arquibancadas. E tentam de todas as formas convencer os futuros papai e mamãe que SIM, eles TEM que saber o sexo do bebê pra poder decorar melhor o quarto e comprar OU tudo azul OU tudo rosa. Como se o bebê fosse se importar de estar usando um conjuntinho verde. "Essa cor não me favorece", talvez pense. 

E a escolha dos nomes...! Você tenta escolher um nome bonito e chega em um acordo com seu cônjuge pra depois vir o filho de uma rapariga aleatório e apelidar teu filho. E pior: o apelido pega. 
Fora as tias, avós, bisavós ou qualquer parente sem noção que brotam das profundezas do escambau pra dizer que o nome que você escolheu é feio. Ou pior: pegam o nome e registram o filho que até dois minutos atrás estava sem nome. Você está em desvantagem porque a desgraça pariu primeiro.

As compras é outra parte desastrosa. Enxoval, berço, roupas de cama, cômoda/guarda roupas, fraldas de pano, cobertores, carrinho, cadeirinha para carro, FRALDAS - e isso vai MUITO!!! Fora a quantidade de sabão em pó que vai gastar. A cada duas horas é uma roupa diferente. Cada mijada, um desastre. Quando faz cocô então, vixe...! 

E no meio disso tudo, tua pele esticando, teus seios inchando (e doendo!!) e de repente você sente algo se mexer na tua barriga. Basta dizer isso em uma sala que TODOS OS OLHARES SEM EXCEÇÃO vão se voltar à você pra ver aquela cena digna do filme Alien. Daí a belezinha se enfia embaixo das tuas costelas. Ah, que gostoso... só que não. Principalmente no meio da noite. Aliás, o sono vem de forma a quase derrubar - prévia para as noites de privação que estão por vir. Fora que dormir com aquele barrigão é um teste de paciência até achar posição. Mas também depois que aprende, um abraço: é aquela posição a noite toda.

"Tá com vontade de comer alguma coisa?" Frase maldita. Tem gente que tem vontade de comer coisas que não está habituado, outras algumas misturas inusitadas. Mas tem gente que extrapola. Já ouvi relatos de mulheres que comeram terra, telha (!), sabonete (!!) e até asfalto!!! Como conseguiu? Aproveitou uma reforma na rua, pediu um pedaço pros trabalhadores, levou pra casa, enfiou na panela com água e cozinhou. Depois trocou a água, cozinhou de novo e bebeu aquilo tudo. E-C-A-!-!-! Sim, exagero. Sim, frescura. E tem mulher que acha que o pai da criança é escravo. Esse lance de acordar três horas da manhã com vontade de comer sorvete de pitanga com cobertura de jabuticaba e picles é pura frescura. Sério.

E quando começa a reta final, em que você começa a sentir dores, tem sempre alguém que pergunta se você está ansiosa pra ver a cara do nenê. CLARO QUE NÃO...!! Daí vai pro hospital com dores e descobre que ainda não é hora... e volta pra casa... e volta pro hospital... e volta pra casa... 


Sim, ficar grávida é muito chato. Mas a alegria que o bebê traz ao nascer é tão intensa que você até cogita a possibilidade de passar por isso de novo. Porque ao olhar aquele rostinho miúdo ainda enrugado, ver aquelas mãozinhas tão pequenas e com unhas tão grandes, aqueles pezinhos estranhos e aquela barriguinha inchada, você vê que tudo aquilo que você vomitou, toda a dor que você sentiu e todo o incômodo que você passou simplesmente te trouxeram o ser mais encantador do teu mundo e que você cria forças que você nem sabia que tinha para fazer o mundo se preparar para receber seu tesouro - e lapida seu tesouro para ser recebido de braços abertos pelo mundo. 

Ficar grávida é chato. Muito chato. Mas vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...